Cabras
O que é uma cabra — Tipos e curiosidades
A cabra é mamífero do grupo de bovídeos como ovelha ou vaca. Graças a que foi domesticado, as cabras, você pode encontrar em quase todos os países do mundo.
você Sabia que em proporção a cabra pode dar mais leite que a vaca? Você sabe o que é uma excelente escaladora? Pode deslocar-se por paredes de rocha praticamente verticais ou subir em árvores.
CurioSfera.com gostaríamos de explicar a o que é uma cabra e um monte de curiosidades que provavelmente você não sabe.
- 1 Como é a cabra
- 2 Curiosidades da cabra
- 3 Tipos de cabra
Como é a cabra
Tão antiga como a ovelha, talvez mais, a cabra era, e ainda é hoje, o animal de estimação mais importante para os povos da África, Ásia e sul da Europa.Talvez você pode estar interessado: como é a cabra-selvagem.
A cabra oferece a quem a criação da vantagem de ser pouco exigente quanto à alimentação, espaço, cuidados de saúde e alojamento. Se contenta com pouca grama que você pode encontrar por entre as pedras, os caminhos e as valas de drenagem; e como é uma habilísima cipó, capaz de subir as rochas mais altas, come ervas que crescem em locais inacessíveis a qualquer outro animal. Por tal motivo abunda muito em montanha.
A cabra é independente, solitária e vagabunda, por seu costume de subir em locais íngremes (como o rebeco ou camurça), não é raro que se perde ou que não dê com o caminho de volta.
A cabra é vivaz, inteligente, sociável e dócil; gosta da companhia do homem e se é bom, leva afee to facilmente. Em comum com a ovelha, a cabra tem medo dos ruídos, especialmente os trovões.
A carne de cabra não é muito apreciada, e o mesmo pode ser dito de seu cabelo, que é bem mais desigual e rígido.
Curiosidades da cabra
As cabras são excelentes trepadeiras e podem chegar a deslocar-se por rochas que formam paredes quase verticais. Também podem subir em galhos de árvores. Têm um grande senso de equilíbrio como você pode ver no vídeo a seguir:
Nenhum outro animal produz, em proporção, tanto leite como a cabra: 600 litros por ano e, se o animal é de raça pura, até 1.200 litros. O recorde de produção de leite corresponde a uma cabra que deu em um ano mais de 2.200 litros.
Como média, uma cabra dá uma quantidade de leite equivalente a treze vezes o peso de seu corpo; uma vaca, cinco vezes maior que o seu, e uma ovelha, três vezes.
Vamos ver algumas curiosidades mais sobre o bode:
- Têm uma excelente memória: aprendem muito rápido e têm memória a longo prazo. Reagem e podem ajudar a resolver problemas de lógica simples.
- Têm barba: Tanto as cabras fêmea como os machos possuem uma pequena e graciosa barba chamada porto
- podem Se comunicar: as fêmeas podem reconhecer e identificar a chamada de seus filhotes, embora já tenha passado mais de um ano sem vê-los.
- Não todos os seus balidos são iguais, têm um sotaque: as cabras têm a capacidade de modular a sua voz para efectuar diferentes sotaques.
- As cabras são ruminantes: portanto, têm quatro estômagos
- Da população mundial: estima-se que em todo o mundo há cerca de 500 milhões de cabras
- As cabras na América: Cristóvão Colombo as introduziu em «as Américas», no ano de 1493
- O leite de cabra: foi a primeira leite de animal que o homem consumiu.
Tipos de cabra
A mais importante das raças de cabras é a cabra Alpina, da qual derivam tantas cabras da Europa.
A cabra Maltesa, que vem da ilha de Malta, que se estende por alguns países do Mediterrâneo; antigamente se usava, principalmente na França e na república checa, para amamentar artificialmente os recém-nascidos, já que seu leite é particularmente boa e pura.
Ao contrário das demais cabras, que não dão uma lã apreciável, há uma cabra asiática, chamada de cabra Angorá, da qual se extrai um tipo muito estimado, o mohair. A cabra de Angorá, caracteriza-se por seus chifres em espiral e sua pelagem branca e mórbido, de até 75 cm de comprimento: praticamente o corpo e chega até o solo.
Estão depois das engraçadas cabras francesas e, bem conhecida por todas as crianças, a cabra anã, que se encontra, com efeito, em quase todos os parques zoológicos.
Comentários
Postar um comentário